sábado, 28 de junho de 2008

Technobeat

T E C H N O B E A T

O batidão dos tempos do Technobeat, a fórmula que une o estilo "Funk" e "Freestyle" com "Hard-House" recheada de samples, uma batida pesada e espaçada, lembrando mais os clássicos "mids" que propriamente "Techno", foi difundida no Brasil com a levada do som "Stomp", do DJ Trajic e logo virou sucesso nas matinês cariocas no final da década de 90 e início de 2000.

O "New Beat", como era também chamado pelos DJs, se propagou com os megamixes dos DJs Robson Vidal (Phenomena) e Roger Lyra, na TV com DJ Tubarão (Planeta Xuxa) e as produções Smoke Machine, Playboy, entre outras do DJ Wallace (MP3). Sons como o Projeto "Nemo" (The Submarine) de Cristian Labra e Deep Inside (Rollerblade) são marcas dessa época e freqüentemente usadas em samplers.

A saga do technobeat que tinha como objetivo produzir um novo gênero eletrônico essencialmente brasileiro se perdeu em meio as confusões de ritmos, falta de instrução e credibilidade de alguns deejays e devido às misturas com a sensação do ainda presente pornoáudio Funk-Carioca.