segunda-feira, 2 de junho de 2008

Software indispensável para DJs: Sony Sound Forge

Desde a época que comecei com poucos equipamentos, na era das pickup’s (que nem minhas eram :-s), eu já tinha um PC Pentium MMX de 128MB onde eu rodava o SoundForge 5.

Na época, 1997, conseguia dicas pela Internet do DJ ErasMix (que Deus o tenha), que conheci a partir de um site de DJs de Niterói - NDAMIX e assim fui aprendendo meio que na marra esse software que é, na minha opinião, uma mão na roda para os DJs. Nunca entendi como usar as BPM (diga-se: Batidas Por Minuto) com ele, passei a fazer o cálculo dos loops manualmente e até hoje trabalho assim, pura matemática para encaixar as batidas.

A Internet naquele tempo era discada a 32KBs e pagava-se uma nota pelo tempo de conexão tentando baixar apenas uma única MP3 pelo Napster _ hoje temos outros programas (e-mule, e-donkey, kazaa, etc.) e outras alternativas para se encontrar música na rede global. O formato MP3 era a grande novidade e mesmo com um britate inferior chegava-se no máximo a 128 bits (qualidade de CD), mas tornava o tamanho do arquivo grande, ou seja, inviável para ser “baixado” na Internet e por este motivo muitos disponibilizavam suas MP3 em 64 bits (a música ficava com um chiado metalizado).

O Sound Forge é uma ferramenta poderosa, além de edição de áudio, ele permite trabalhar com vídeos e DVDs. Ao editar um arquivo de áudio, o software gera um arquivo temporário em WAV e caso você tenha um HD com espaço disponível, tente trabalhar com este tipo de extensão, salvando a cada mexida e no término da edição, transforme-o em MP3, preferindo a qualidade de 192 Kbit, frequência de 44.100 Hz; 16 Bit; Stereo.

Hoje estou usando a versão 8.0 (não é a atual) e claro, um computador bem melhor. Já fui em festas em que os DJs deixavam o notebook ligado e só iam escolhendo as faixas, algumas vezes produções (SetMix) já prontos e bem feitos, dando oportunidade a eles de aproveitar o "comes-e-bebes" das festas.


Comandos básicos do Sound Forge:

Setas UP e DOWN: Zoom
Marcar posição: M
Copiar: CTRL + C (antes, selecione o trecho a ser copiado)
Colar: CTRL + V
Mixar: CTRL + M (é preciso copiar antes o trecho que se quer mixar)
Crossfade: CTRL + F

Fiz uma pesquisa no Youtube e vi que você pode encontrar algumas aulas sobre o Sound Forge.